O QUE É A VALIDAÇÃO DE UMA IDEIA?
O ambiente empresarial – seja no comércio ou na indústria – está cada vez mais competitivo. A busca por menores custos, maiores resultados e engajamento de clientes é uma constante. Há pouco espaço para erros e, inserida nestas circunstâncias, a validação de uma ideia surge como alternativa para que o ousado espírito empreendedor possa inovar sem correr riscos desnecessários.
Esta prática, antes restrita aos gigantes do mercado, tornou-se, nos últimos anos, uma ferramenta imprescindível também para pequenas e médias empresas. Tradução livre de MVP (sigla em inglês para minimum viable product), a validação de uma ideia foi elaborada por empresas norte-americanas para permitir a exploração de novos negócios de forma segura utilizando o mínimo de recursos possível.
O método se serve de procedimentos específicos a depender das finalidades que almeja, todavia, não restam dúvidas de que já está presente na rotina de todos os segmentos.
POR QUE REALIZAR A VALIDAÇÃO DA SUA IDEIA?
Há vários motivos para explicar porque a validação de uma ideia não apenas é interessante, mas necessária. Por ora, conceitos e abstrações serão deixados de lado, dando-se maior enfoque ao tema por meio de uma perspectiva histórica.
Em 1957 foi lançado o Ford Edsel, modelo cujo nome homenageava o filho do fundador da famosa fabricante de automóveis. Sem qualquer pesquisa de mercado, a montadora confiou em seu time de engenheiros, designers e em uma ação de marketing aparentemente irresistível – até mesmo Frank Sinatra promovia o novo produto da marca na TV.
O carro parecia reunir todas as características desejadas pelo público: design inspirado na incipiente corrida espacial aliado a um grande e potente motor. A Ford confiava tanto em seu produto que anunciava o dia de 4 de setembro de 1957, dia do lançamento, como “e-day”, com executivos esperando alcançar 200.000 unidades vendidas em um ano.
O ambicioso projeto, por sua vez, revelou-se uma catástrofe. O público americano e canadense não embarcou na ideia do design inovador e futurista do Ford Edsel. Além disso, o produto possuía defeitos estruturais; que o diga o próprio Sinatra – ao tentar abrir uma das portas durante um comercial transmitido ao vivo, acabou por arrancar sua maçaneta. Resumindo, a gigante de Detroit confiou apenas no próprio feeling, e o investimento de U$ 400 milhões de dólares amargou um prejuízo de U$ 2,25 bilhões.
O insucesso só foi suportado por se tratar da maior empresa do mundo à época. Tamanho equívoco poderia ter sido evitado com pesquisa junto a clientes, modificações no processo de produção e um olhar mais acurado aos erros e acertos do projeto – prática que a Ford implementou posteriormente. Caso houvesse a prévia validação da ideia, o nome do herdeiro de Henry Ford não estaria associado para sempre ao maior fracasso da história da indústria automobilística.
Se nos anos 1950 não havia espaço para imprudências, no mundo atual a competição atinge novos patamares a cada dia. Por isso mesmo, estratégias e soluções são repensadas e recriadas incessantemente. São as suas ideias que proporcionarão a expansão de seu negócio. Então, por que privar seus clientes das soluções que você já concebeu?
COMO A KONVEX PODE AUXILIAR
A Konvex é uma empresa júnior sediada no Centro de Ciências Tecnológicas de Joinville-SC. Grande difusora da validação de uma ideia e atenta às novidades do empreendedorismo, atua nas áreas de engenharia mecânica, engenharia elétrica e computação.
Os protótipos são elaborados em um ambiente seguro, permitindo uma avaliação criteriosa da viabilidade de novos produtos e serviços. Cada etapa do projeto segue procedimentos detalhados com o propósito de aperfeiçoamento contínuo.
A mesma dedicação e zelo são empregados na confecção de sites. A Konvex está atenta às peculiaridades da maior vitrine mundial, desenvolvendo páginas com modelos personalizados, voltados à exposição fluída, clara e persuasiva.
Quer colocar sua ideia em ação? Entre em contato! Nosso time está preparado para auxiliar você a alcançar suas metas e atingir seus objetivos.