O uso da internet e seus atributos têm tomado grandes proporções com o passar dos anos, que, com a chegada da atual pandemia, deram um salto e continuaram a crescer exponencialmente, sucedendo vastas mudanças. Atrelado, o isolamento afunilou diversas oportunidades, e de forma inevitável forçou a evolução de processos. Dessa forma, as mudanças que poderiam demorar anos para serem implantadas foram aceleradas, por se tornarem a única solução em meio a situação atual. Assim, fez com que o comércio eletrônico atingisse uma grande proporção, esta que continua em um constante crescimento.
São várias as formas de se adequar a esse meio, com diversas opções que buscam atender distintas necessidades, tais como: E-commerce, Market Place, One Page, Institucional, Blogs, Dinâmico, Hotsite e Landing Page. Os citados sites serão explicados mais adiante.
E-commerce
Se o foco está em expandir as suas vendas no mercado eletrônico, o site e-commerce pode ser uma das opções que melhor se adequa para você. Em primeiro lugar, E-commerce é uma modalidade de negócio em que as transações comerciais são realizadas totalmente online. Esse tipo de comércio abrange as vendas pela internet, mais especificamente, as que são realizadas por uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, por meio de uma plataforma virtual própria. Assim, ao abrir um e-commerce você consegue oferecer mais praticidade aos consumidores, afinal, o ambiente digital permite que se façam pesquisas vastas e comparativos de preços com facilidade, algo muito valorizado atualmente.
Confira aqui os benefícios de se ter um E-commerce
Marketplace
O marketplace é um shopping virtual que oferece várias opções de vendedores ou prestadores de serviço. Essa, por sua vez, é a grande diferença entre marketplace e e-commerce, pois não existe a necessidade de ter o seu próprio estoque para vender seus produtos
O marketplace possui três tipos de acesso:
1. Interface dos vendedores ou profissionais terem um acesso na plataforma para poder cadastrar seus produtos ou serviços.
2. Interface do administrador do marketplace que possui um acesso, que permite gerenciar não só os vendedores como a plataforma.
3. Interface dos clientes. Através desta, são efetuadas compras e contratação de serviços.
Além do sucesso na venda de produtos, os marketplaces focados em serviços também expandiram significativamente. Os casos de gigantes como Uber, Airbnb, Shopee e iFood mostram que esse modelo veio para ficar, e caiu no gosto do público.
One Page
O verbo otimizar relaciona o fato de criar condições mais favoráveis para tirar o melhor partido possível de algo. Esta é exatamente a que o site One Page remete. É um site otimizado, que atende a todos os requisitos de uma boa estratégia de marketing digital. One Page significa “Uma Página”, ou seja, trata-se de um site com uma única página, então, todo o conteúdo que for desejado informar deve estar contido nela.
Esse modelo de site proporciona uma boa velocidade de carregamento, que ajuda nos dados e posicionamento da página e está diretamente relacionada com uma boa experiência do usuário/cliente Além disso, a assimilação do conteúdo informado é mais intuitiva para o leitor, já que possui a necessidade de entregar todo o conteúdo em apenas uma página, e acaba por entregar um conteúdo mais dinâmico ao seu público. Também, irá apresentar com simplicidade as informações que seus clientes buscam, aumentando assim a taxa de conversão de vendas, por exemplo, quando utilizado com esse intuito.
Blogs
São páginas on-line atualizadas com frequência, que podem ser diários pessoais, periódicos ou empresariais. Dessa forma, são meios de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo. Em geral, conta com uma “seção de comentários fomentando discussões”.
Dentre suas vantagens, os blogs facilitam o processo de venda e são uma ferramenta com potencial de ajudar a empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e vender mais.
Site Dinâmico
Assim como nos outros tipos de sites já citados, o site dinâmico entrega o conteúdo da mesma forma, porém com um diferencial, sendo ele a possível alteração de dados e informações nele presentes.
Logo, permite que sejam feitas alterações em seus conteúdos ao longo do tempo, e as mudanças são feitas nos textos, abas e links, de forma simples e sem que haja alterações no código fonte, ou seja, a programação utilizada para o site funcionar.
Portanto, proporciona a autonomia de realizar as alterações necessárias em todo o conteúdo, no momento em que você quiser. Ademais, será necessário apenas realizar o seu acesso ao gestor de conteúdo do site e realizar a alteração. Todavia, diferentemente do sites comuns, que no caso a empresa teria que pedir a alteração para que programadores mudem a configuração a cada vírgula que tenha que mudar de lugar.
Autora: Karla Simonini
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/karla-simonini-31a7a5217/
Autor: Rodrigo Farah
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rodrigo-alberto-farah-a45112179/
0 comentários