Sabe-se que a mão de obra humana irá cada vez mais dividir espaços com as máquinas. Mas, como pode-se preparar as pessoas para o futuro empresarial?

Os empregos continuarão a existir, as atividades deverão ser adaptadas e assim trabalharemos comumente com as novas tecnologias. Praticamente todas as profissões têm funções que podem ser automatizadas. Desta forma, precisamos perceber o papel das máquinas como “assistentes” de seres humanos no processo de tomada de decisão.

Consequentemente, vale ressaltar 5 importantes pontos para sua empresa ficar preparada para o futuro:

1- Home Office

Junto com a pandemia de Covid-19, em 2020 alguns pontos importantes de mudança para o futuro já começaram a ser colocados em prática. 

Um bom exemplo é a utilização do home office, na qual, principalmente, profissionais precisam ser mais criativos, trabalhando em casa substituindo os tradicionais escritórios ou salas das empresas.

Claro que existem pontos positivos e negativos, com a aplicação do home office fica mais fácil definir os próprios horários, e essa flexibilidade pode tornar o trabalho mais produtivo.

Outro ponto positivo dado pelas grandes empresas ao home office  é a economia em manutenção de escritórios, prédios, deslocamento de funcionários e alimentação. Porém, assim como há pontos positivos há um lado negativo,  pois, trabalhando em home office algumas pessoas podem sofrer com distrações em casa, que vão desde a procrastinação ou até mesmo com tarefas da casa, filhos, animais de estimação, conversas paralelas ou até mesmo a televisão ligada.

Nota-se que o isolamento social também é um ponto negativo, já que a falta de sociabilidade pode provocar depressão e ansiedade, ocasionada também pelo excesso de trabalho, excesso de exigências e falta de relações interpessoais.

2- Cursos à Distância

O ensino a distância vem se configurando como uma modalidade de ensino crescente no Brasil, permitindo que a pessoa possa fazer seu próprio horário de estudos. A ideia principal é que as pessoas tenham autonomia para que possam se qualificar em menos tempo e com menos investimento. 

Do mesmo modo também é possível fazer vários cursos num mesmo período, com abordagens diferentes, o que amplia a qualificação das pessoas. Por exemplo, pode fazer um curso de línguas e uma especialização, estabelecendo horários próprios de estudos.

Na prática de estudos, pode-se fazer a revisão do conteúdo no tempo que necessitar, já que a maioria dos professores permitem que suas aulas sejam gravadas e fiquem à disposição dos alunos.

Assim é possível pausar a explicação e fazer as anotações sem perder nem um segundo da aula.  Essa possibilidade de “romper” as barreiras do espaço físico contribui para o aprimoramento também no trabalho. Mas, há questões que envolvem a saúde mental quando  há exigências e tempo curto de desenvolvimento da atividade e, também por muitas vezes a atuação ser individual, o que prejudica as relações entre as pessoas, a socialização, a cooperação, etc. 

Além disso, a dependência tecnológica necessária para os estudos, um computador e internet de qualidade para poder assistir às aulas sem travar, não é a realidade em todas as casas. 

3- Investimento em tecnologia

Alto investimento em tecnologia tanto para aprimoração dos processos de fabricação tornando-os mais ágeis, eficientes, diminuindo o custo e aprimorando o armazenamento em drive, nuvem, softwares, etc. 

As grandes empresas possuem interesse em expandir juntamente com a área da computação, o desenvolvimento de inteligências artificiais para o aumento de armazenamento de dados e no poder de processamento de dados mostram que a inteligência artificial será a área tecnológica que mais irá se desenvolver nos próximos anos. 

Um exemplo claro é o metaverso que está sendo desenvolvido por Mark Zuckerberg, o metaverso será uma realidade virtual onde as pessoas utilizarão óculos e ficarão imersos na internet onde poderiam assistir filmes, ver séries e até mesmo ir em shows. 

Entre os benefícios de inserção das tecnologias nas empresas estão: produtividade; Redução do índice de erros, integração entre as áreas, Tomada de decisão baseada em dados, Controle de custos.

4- Utilização de eventos internos

Fazer eventos ou cursos internos, é uma forma de melhorar a imagem e reputação da empresa. Isso porque, muitos funcionários acabam perdendo produtividade por falta de estímulos e reconhecimento, para isso são feitos os eventos internos para estimular e melhorar a comunicação. 

Tais eventos podem ser feitos por departamentos separados ou às vezes com toda a empresa. O que motiva boas relações no local de trabalho, boas práticas de trabalho, para não ser um ambiente pesado e cansativo, pode ajudar até na diminuição da rotatividade de funcionários.

Propostas de workshops,  que podem ser voltados para o perfil do funcionário da empresa ou, podem ser feitos sem nenhuma relação ao trabalho exercido, mas sendo voltado para a rotina dos funcionários. 

Uma outra forma de integrar as pessoas na empresa, se dá nas confraternizações, que podem ser feitas entre as repartições da empresa ou pode ser geral unindo toda a companhia em uma só.

5- Inteligência emocional

Além do investimento em tecnologia para aprimorar a produção, é preciso auxiliar o ser humano em sua integralidade, principalmente, na parte emocional. 

Considerada umas das principais habilidades para o futuro empresarial, é preciso incentivar a comunicação, empatia, autoconhecimento e resiliência. 

Essa educação socioemocional não vai mudar a forma como o mundo irá nos atingir, porém será o jeito que nós absorvemos e responderemos.

Para desenvolver sua inteligência emocional é através da autoavaliação e conhecer as reações provocadas por acontecimentos no seu cotidiano, aprender a lidar com pressão priorizando o que é mais importante, sem ceder às exigências ou deixar a ansiedade dominar a situação. 

A frustração e a raiva também são emoções que experimentamos de tempo em tempo, geralmente a forma como nós expressamos quando estamos frustrados são cópias dos comportamentos que observamos ao nosso redor. 

Para não ceder à raiva ou estresse neste momento é necessário identificar o motivo deste sentimento e tomar uma atitude para tentar transformá-lo em algo produtivo.

Autor: Bernardo Zarbato Schmitt

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/bernardo-zarbato-schmitt-976b37223/


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *