Vários alunos entram no curso de engenharia acreditando que irão logo de cara construir máquinas, aparelhos, consertar coisas, etc, mas a realidade não é essa. Se deparam com disciplinas teóricas de cálculo, geometria, física e logo vem o questionamento: por quê? Qual a relação dessas aulas de física com o que um engenheiro faz? Para deixar isso claro vamos apresentar primeiro os dois conceitos.
Conceito de física
O nome “física” vem do grego e significa “natureza”, ela é uma ciência que investiga as leis do universo. Segundo a história, ela começou a ser estudada lá na Grécia antiga, pelos chamados “filósofos naturais”. Eles observavam os fenômenos do ambiente e questionavam o porquê deles, formulando teorias.
Atualmente, a física tem como objetivo entender os fenômenos que resultam das interações entre matéria, movimento e energia. Ou seja, ela explica os fenômenos que ocorrem na natureza. A física busca entender o mundo à nossa volta, desde coisas bem pequenas como partículas elementares, até o universo como um todo.
Conceito de engenharia
A engenharia nada mais é do que uma aplicação do conhecimento científico e prático. Ela tem como objetivo construir ou melhorar aparelhos, estruturas, sistemas, máquinas, etc.
A engenharia em si existe desde a antiguidade, assim que o homem começou a inventar ferramentas e objetos utilitários. Exemplos disso são: a alavanca, a roda, a lâmina, dentre outras coisas que exploravam os princípios básicos da mecânica.
Mas claro, o nome engenharia surgiu vários anos depois. A origem do nome vem da palavra “gênio” que em latim é “ingenium”, a qual deu origem ao termo “engenho”. No século XVI “engenho” era como se chamava uma máquina de guerra, e quem a construiu e operava era o chamado “engenheiro”, daí veio o nome.
Com o tempo, a engenharia foi avançando, foram surgindo pontes, casas, edifícios, automóveis, rodovias, computadores, dentre outras várias construções e máquinas.
Relação entre física e engenharia
As construções realizadas pelos engenheiros têm como base as ciências físicas e matemáticas. É indispensável ao engenheiro ter conhecimento das ciências envolvidas em seus projetos. Ou seja, a física é a base de toda tecnologia.
É necessário entendê-la, suas leis básicas, para projetar qualquer coisa. Ela acaba por ser uma ferramenta de trabalho de um engenheiro e também molda a forma como ele pensa e soluciona problemas.
Autor: João Pedro Felicio Prudencio
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/joão-pedro-felicio-prudencio-218707226/
0 comentários