Vimos a importância e os métodos de uso de cada site, no artigo “Os diferentes tipos de site e o seu impacto no comércio eletrônico”,  mas quais benefícios cada um desses modelos trazem para o seu negócio?

 Nesse artigo, iremos te ajudar a definir melhor o seu objetivo, conhecendo as vantagens e particularidades de cada modelo de site.

E-commerce

E-commerce é uma modalidade de negócio em que as transações comerciais são realizadas totalmente online. Esse tipo de comércio abrange as vendas pela internet, mais especificamente, as que são realizadas por uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, por meio de uma plataforma virtual própria.
Dessa forma, listamos abaixo alguns benefícios desse modelo de site:
  • Melhor experiência de compra ao usuário;

  • Aumento do percentual de fidelização de clientes com a sua marca;
  • Facilidade na criação de anúncios, se tornando muito mais atrativo para os olhos do cliente;
  • Possibilidade de acompanhar os resultados, sendo possível traçar um plano de ação para melhorias futuras;
  • Facilidade para monitorar os consumidores;

  • Possibilidade de funcionamento 24/7, aumentando a taxa de conversão de vendas;

  • Integração com outros canais, que facilitam por exemplo a forma de pagamento realizada pelo cliente;

  • Mais informações sobre o produto na plataforma, o que traz uma confiança maior da parte do cliente;

As maiores inspirações de e-commerces do mundo, movem uma expressiva parcela de transações realizadas pelo comércio na internet. Assim, podemos citar como exemplo de sucesso o Walmart. Este, foi implementado a alguns anos atrás como uma forma estratégica, onde passou a implementar as operações de loja física com o ecommerce.

Outro exemplo de sucesso, é a plataforma da Shein, que é um aplicativo voltado para moda, que vende seus produtos de fabricação própria.

Marketplace

Um marketplace online é um “lugar de encontro”, uma plataforma, que conecta oferta e demanda de produtos ou serviços. Desse modo, esse modelo atrai tanto compradores, quanto vendedores que buscam criar uma conta de negócios dentro do marketplace.

As vantagens que estão contidas nesse modelo de site para vendas são:

  • Mais informações sobre o produto
  • Otimização dos recursos;
  • Alcance de clientes;
  • Volume de dados;
  • Integração com outras ferramentas;
  • Aumento de vendas;
  • Diversificação de público;
  • Crescimento das empresas;

A Uber marketplace, por exemplo, é considerada um marketplace de serviços, onde o motorista se cadastra no App como prestador de serviços, dono inclusive do seu próprio veículo. Bem como, o cliente se cadastra na plataforma para contratar os serviços oferecidos pelos motoristas. 

Além deste, temos a plataforma da Shopee, que é um marketplace asiático que vem se posicionando no Brasil com uma relevância surpreendente. Assim como o Mercado Livre, que é a maior plataforma de vendas da América Latina. 

One Page

A proposta de solução que envolve esse tipo de site, baseia-se em apresentar todo conteúdo em apenas uma página, fornecendo uma maior velocidade de carregamento, trazendo uma facilidade de interação em conjunto com o impulsionamento das vendas. Visando esses pontos elencados, a One Page também possui uma locação dos elementos que foge dos padrões habituais, remetendo como exemplo, a ideia da pizzaria de trazer um conceito diferente para o cliente.

Dentre os aspectos positivos deste site, pode-se destacar:

  • Conteúdo simples, direto e objetivo;
  • Mais barato do que um site tradicional;
  • Proporciona ótimas taxas de conversão;
  • Tempo de carregamento da página otimizado;
  • Perfeito para a geração de leads.

My Pizza Oven é o nome da pizzaria, que fica situada na Holanda. Assim o conceito do produto é que criam pizzas diferenciadas, pizzas para comer junto com pessoas queridas. Simples e que foge do padrão!

Blogs

Os blogs são páginas on-line, atualizadas com frequência, que podem ser diários pessoais, periódicos ou empresariais. Dessa forma, são formas de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo.

Dentre os benefícios de sua utilização, podemos destacar:

  • Colocar a empresa nos principais resultados do Google;
  • Estabelecer mais autoridade no assunto;
  • Aumentar as vendas dos negócios;
  • Educar o público-alvo sobre o seu produto;
  • Entender mais os interessados na marca;
  • Conteúdo bem escrito e relevante.

Wit & Delight se encaixa nesse modelo. Este, fundado por Kate Arends em 2014, desde então vem sendo atualizado com diversos assuntos por ele escritos. Desde então, sua página conta com um crescimento para mais de 3,3 milhões de visitantes e tem postagens em blogs sobre temas como design de interiores, saúde e bem-estar, alimentação, beleza e muito mais.

Site dinâmico:

O site dinâmico é escalável e pode ser atualizado a qualquer momento, diferente do site estático. Além disso, consegue trabalhar mais ações de marketing para as empresas. Um ótimo exemplo de site dinâmico que deu certo é o Facebook, que permite a milhares de usuários criarem diversos tipos de conteúdos. São realizadas postagens em fotos, vídeos e textos.

Dentre algumas de suas vantagens temos:

  • Mais atrativo – com informações sempre atualizadas;
  • Maior número de ferramentas, permitindo independência para administrar informações;
  • Melhor ranqueamento por parte do Google por conta da atualização constante, o que ajuda o SEO;
  • Maior interação com as mídias sociais – uma novidade do site pode facilmente ser compartilhada em redes sociais;
  • Maior autonomia para desenvolvimento de sistemas mais complexos e designs exclusivos;

Hotsite

Um hotsite, com o seu caráter temporário, é responsável pela sensação de emergência, o que aumenta consideravelmente os níveis de engajamento e número de conversões, tendo como objetivo justamente de gerar grande volume de tráfego temporariamente. É muito utilizado em promoções como na “Black Friday”. Um bom exemplo seria a Ruffles que também investiu em um hotsite estimulando a participação do público e aumentando o alcance de uma de suas promoções.

Dentre seus principais benefícios, podemos destacar:

  • Dinamismo com recursos complexos, diferenciados ou pesados demais para o seu site podem ser inseridos nesse formato sem problemas, pois não afetam a performance dele;
  • Destaque para um tópico importante e único;
  • Interatividade com o público; 
  • Não tem custo de manutenção permanente;
  • Múltiplas opções de personalização.

Landing Page

É um destino virtual, normalmente ligado a seu site principal ou às suas redes sociais, onde os visitantes colocarão dados pessoais, como nome e e-mail, em troca de algum conteúdo (geralmente um e-book ou consultoria gratuita).

As vantagens de sua utilização, podem ser destacadas:

  • Facilitar o seu cliente a encontrar o que ele buscava (o seu produto);

  • Conversar diretamente com sua audiência através de um local próprio;

  • Tem custo praticamente zero em relação a divulgação em mídias tradicionais;

  • É uma página temporária e por esse motivo você pode criar uma para cada nova oferta que você tiver;
  • Em termos de conversão, é uma página mais eficiente do que todas as do seu site juntas;

  • Permite que você faça teste A/B, ou seja, mudar pequenos detalhes como cor do botão ou título e avaliar qual opção traz mais resultados.


A “Quanto Sobra”, oferece um sistema de gestão online, desenvolvida pela empresa e acessada por meio de uma Landing Page. A utilização deste site trouxe ótimos resultados, com uma taxa de conversão de 44,1%!

Institucional

O site institucional é onde a empresa possui total liberdade para mostrar os seus diferenciais aos seus públicos de interesse, bem como a sua filosofia de trabalho, história e características da marca, produtos / serviços, constrói sua imagem e contribui para sua reputação digital.

Vamos destacar abaixo, quais benefícios esse modelo de site oferece

  • Fortalece a imagem da empresa por estar presente nos principais canais disponíveis;
  • Aumento da sua credibilidade;
  • Disponibilização de informações importantes;
  • Maior atração de pessoas interessadas;
  • Aumento do número de clientes;

O site brasileiro da Apple é um exemplo notável de site institucional que contém simplicidade e eficiência, como tudo o que a marca faz. Os produtos mais queridos da empresa são apresentados em um modelo de página única, com textos curtos e objetivos, e imagens de alta qualidade.

Portanto, fica claro que os benefícios de se obter um site para seu negócio é indispensável para se alcançar melhores resultados e traçar novas metas para o seu empreendimento.

Percebeu como cada elemento da lista pode proporcionar diferentes benefícios? Além de que, conhecendo todas as vantagens atreladas a cada modelo, não existe a necessidade de ficar preso em apenas um tipo. Assim, explorando os variados tipos de site para alcançar os melhores resultados.

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Autora: Karla Simonini

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Autor: Rodrigo Farah

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