A tecnologia sempre esteve presente na engenharia. No segmento da construção, a tecnologia e a inovação são parte constante dos projetos, trazendo agilidade, eficiência e segurança para as obras, além de gerar economias significativas.
A importância do uso dessas ferramentas e plataformas é tornar ainda mais profissional o dia a dia de um funcionário na construção. A maior parte do tempo é destinada a atividades operacionais, que poderiam, simplesmente, serem automatizadas, possibilitando ao engenheiro gerenciar melhor o seu tempo de trabalho, tomando decisões estratégicas para economizar recursos.
Para ficar mais claro, nesse artigo iremos trazer para você 4 soluções tecnológicas que estão mudando a Engenharia e continuarão mudando no futuro!
1 - Drones
Apesar de não serem mais novidade no mercado, os drones merecem ser citados pelas contribuições que têm proporcionado para a construção civil.
Afinal, eles têm o poder de chegar onde os outros maquinários não alcançam, monitorando o progresso das obras. Isso permite comparar as imagens captadas com o projeto original (com o auxílio de softwares), ajuda a aprimorar as questões de segurança e possibilita o acompanhamento da obra à distância.
Tudo isso proporciona economia de tempo, equipe e dinheiro.
2 - Impressão 3D
O uso de impressão 3D na construção civil já está presente em países como China e Estados Unidos. A tecnologia pode eliminar o desperdício de materiais nos canteiros de obra, aumentar a segurança do trabalhador e diminuir o tempo de construção. O custo da obra chega a ser dez vezes menor.
A InovaHouse 3D, uma startup montada por estudantes da Universidade de Brasília, é uma das que está apostando nessa inovação na construção civil. O grupo diz que é possível construir casas de 50 m² por menos de R$ 30 mil.
Na China, onde a tecnologia já está bem avançada, uma empresa do setor garante que constrói dez casas em apenas 24 horas usando impressão 3D.
3 - Sensores Vestíveis
Os sensores vestíveis permitem o controle de segurança da obra de maneira rápida, e em tempo real. Nos Estados Unidos, as companhias colocam sensores inteligentes nas roupas dos trabalhadores para obter ganhos em segurança.
Nos capacetes, por exemplo, os sensores avisam se houve algum impacto. Já os relógios de pulso, monitoram a temperatura corporal e evitam exaustão térmica.
Pelos arreios, é feito o controle do número de pessoas numa estrutura para que seja emitido um alerta em caso de queda súbita.
4 - BIM (Modelagem de Informação da Construção)
O grande diferencial do BIM, é a possibilidade de trabalhar com outros parâmetros além dos usuais, como espessura, comprimento e altura, comumente encontrados em projetos 2D em plantas baixas e cortes.
Com o BIM, você pode incluir dados no projeto como materiais, custos, fabricantes e outras propriedades que serão úteis para o processo de construção.
A utilização do conceito BIM permite que as informações sejam extraídas de modo simples e possam ser atualizadas sem grandes dificuldades. Tendo em mãos uma informação mais precisa dos quantitativos torna o processo de construção menos suscetível à desperdício de materiais.
Assim, os profissionais envolvidos na obra (engenheiros, arquitetos, orçamentistas, entre outros) podem acessar e editar as informações simultaneamente, economizando tempo e evitando problemas de comunicação que acarretam em erros, desperdício e atraso nas obras.
0 comentários