O que é Cibersegurança?​

Nos dias de hoje nossa vida está totalmente atrelada a tecnologia, seja no trabalho, na busca por conhecimento, no lazer, na hora de comprar/vender ou se relacionar. Mas claro, apesar de toda a facilidade e as vantagens que o mundo virtual proporciona, também há riscos e perigo: vírus, malwares, hackers, todos se aproveitando da vulnerabilidade dos sistemas. 

As intenções desses criminosos, dentre outras, contêm roubo de dinheiro ou de informações pessoais dos usuários, por isso, existe a Segurança da Informação, essa que age no ambiente físico e digital. Essa informação digital que ela busca proteger abrange muita coisa: dados de multinacionais, nomes, pesquisas, listas, bolsa de valores, senhas, históricos, etc. 

Dessa forma, a Cibersegurança, ramificação da Segurança da informação que atua diretamente no meio digital, busca proteger os dados de usuários e organizações e manter o acesso a eles sempre seguro.

Importância para o Indivíduo

O hacker, ao conseguir invadir o sistema do usuário de alguma forma, tem acesso sem consentimento a sua privacidade. Com seus dados em mãos, ele possui um grande poder em relação ao usuário. 

Um dos principais perigos para o usuário é o hacker de senhas. Por meio de um hash criptográfico, o cibercriminoso vai tentar realizar a quebra de senha, isso é, adivinhar sua senha até descobri-la. Se ele obtiver sucesso, será capaz de roubar vários dados armazenados e usá-los a seu favor. 

Além disso, há o phishing, o mais popular entre os cibercriminosos. Esse consiste em se passar por alguém por email, ou outro meio de comunicação, e persuadir a vítima a clicar em links maliciosos.  

Outro ataque bem conhecido é o de Ransomwares, um malware que invade todos documentos acessíveis. Nesse, o criminoso pede um pagamento ao usuário em troca de uma chave de acesso. Normalmente é solicitado que esse pagamento seja em criptomoedas, o que torna bem difícil de rastreá-lo. 


Dicas para manter o ambiente digital seguro:

  • Use senhas fortes: letras, números, caracteres especiais
  • Fazer uso de antivírus
  • Fazer backup (manter cópia de suas informações)
  • Não usar a mesma senha em todos os lugares
  • Se cadastrar apenas em sites e serviços confiáveis
  • Não confie em e-mails alarmantes, empresas não costumam solicitar informações pessoais por e-mail de repente
  • Evite redes Wi-Fi públicas
  • Nos e-mails recebidos procure cuidadosamente erros de ortografia e outras irregularidades
  • Cuidado onde digitar usuário e senha

Importância para Organizações

Tanto uma grande multinacional ou um negócio pequeno dependem de sistemas computacionais diariamente, de dados e informações ali presentes. Esses dados e informações são extremamente importantes para as tomadas de decisões das empresas e para o relacionamento com os clientes. Uma vez invadido, as consequências podem ser severas, empresas podem até deixar de existir da noite para o dia em virtude de um ataque.

Dentre os perigos que uma empresa corre, está o desvio de dados. Existe muita informação confidencial em meio aos bancos de dados de empresas, ou até mesmo na rede, sendo o alvo de muitas empresas rivais, que cometem o crime de espionagem industrial ao invadir o sistema buscando uma vantagem comercial.

Outro que vale ressaltar é o uso de softwares vulneráveis, normalmente causados pelo baixo investimento ou descaso por parte da empresa nesse quesito. Muitas vezes, esses softwares apresentam brechas de segurança em virtude de serem datados, facilitando muito esses ataques. 

Ademais, os próprios funcionários podem ser causas de falhas na cibersegurança. A empresa pode correr grandes riscos ao não orientar corretamente seus funcionários, uma vez que eles podem abrir emails não confiáveis, baixar sistemas maliciosos, acessar sites não seguros, etc. 

Dicas para manter o ambiente digital de empresas seguro:

  • Instruir os funcionários sobre a Cibersegurança, garantindo que eles estejam cientes dos riscos do meio virtual
  • Realizar monitoramento da rede interna com frequência, estando ciente do tráfego de rede e as ações dos funcionários
  • Fazer uso do Web Filter, bloqueando sites não autorizados pela empresa   
  • Investir no uso de softwares que sejam confiáveis e atualizados

Autor: João Pedro Felicio Prudencio

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/joão-pedro-felicio-prudencio-218707226/


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *