Empreendedorismo feminino é o nome que caracteriza o movimento que vem crescendo mundialmente, responsável por transformações no mercado de trabalho a partir da oxigenação de ideias e expansão de diversidade.

O movimento vem cada vez mais contribuindo para o empoderamento de mulheres, traçando oportunidades para que se tornem fortes lideranças tanto no aspecto profissional como pessoal.

Como o movimento ganhou forças ao longo do tempo?

Empreender é uma atitude de determinação, coragem e inovação, seja para abrir seu próprio negócio, seja para ascender na hierarquia de uma empresa. Dados obtidos pela plataforma LinkedIn mostraram que a liderança feminina no Brasil é de 27%, abaixo da média global de 31%.

Apesar destes números apresentarem uma grande discrepância quando pensamos em igualdade empreendedora, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% em 2020. Este aumento, ainda mais em contexto de pandemia, contribui para a percepção de que é uma consequência de uma série de desafios por elas enfrentados em suas vidas profissionais, o que resultou em uma maior resiliência e capacidade adaptativa.

E mais: contribui para a percepção de que o país está avançando pelo caminho certo.

Dia do Empreendedorismo Feminino

A oxigenação e as novas ideias de mulheres empreendedoras geram benefícios para a economia global e podem redefinir o futuro de serviços e produtos. Em vista da indiscutível importância do movimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 2014, o dia 19 de novembro como o Dia do Empreendedorismo Feminino.

A iniciativa é coordenada pela ONU Mulheres, braço da entidade que tem como objetivo unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres.

Habilidades femininas que as destacam no mundo profissional

Quando falamos de habilidades profissionais, as mulheres não ficam para trás. Na verdade, conforme o consultor, empreendedor e palestrante César Souza, as mulheres têm mais facilidade para desenvolver as competências comportamentais ou soft skills, extremamente valorizadas em um mercado que exige flexibilidade. Alguns exemplos são:

  • Afetividade: é uma skill essencial para cargos de liderança. Possibilita melhores relações entre líderes e liderados, clima organizacional saudável e humanizado.
  • Determinação e foco em oportunidades: historicamente, mulheres costumam dar mais importância para oportunidades de crescimento, demonstrando determinação e compromisso.
  • Pensamento coletivo: em geral, mulheres prezam pelo trabalho em conjunto pela participação ativa de todos. Tais características em harmonia com a abertura a novas ideias ajudam a construir um ambiente organizacional com maior igualdade e diversidade.

Mulheres inspiradoras que fizeram parte da história da Konvex Jr

Maria Fernanda Coimbra Forcellini

Diretora de Mercado – 2022

“O que mais me chamou atenção na Konvex foi a questão do empreendedorismo, como ele é presente nas nossas vidas e o quanto eu queria aprender mais sobre. Quando eu entrei, eu era uma pessoa muito tímida. Com o tempo minha oratória melhorou, minha postura melhorou e sinto que desenvolvi um excelente autoconhecimento. Além disso, o meu período como gestora me ajudou até mesmo na minha vida pessoal, principalmente no fator organização. Eu sou uma pessoa que gosta de estar sempre aprendendo, e a minha trajetória na EJ me permitiu aprender e aplicar coisas novas, conhecer pessoas e participar de eventos únicos e excepcionais.”

Amanda Cardoso

Gerente do comercial – 2022

“Dentre as qualidades que eu desenvolvi através da Konvex, a principal foi a comunicação, não apenas em termos de oratória mas também sobre a postura que preciso ter diante das pessoas. Como gerente, eu pude trabalhar diversas coisas em mim mesma, como empatia, resiliência, compreensão e relacionamento entre a equipe.”

Janaína Luiza Bairros Onishi

Presidente – 2022

“Logo que fui eleita presidente tive muito medo, muitas inseguranças, já que era uma liderança feminina em um cargo que, nos anos anteriores, eram ocupados por homens. Contudo, esses medos não passavam de medos mesmo. Tive um suporte incrível dos meus diretores e dos membros durante toda a minha gestão, muita parceria, muito trabalho e muita diversão também. Ter assumido esse cargo e essa responsabilidade me mudou como pessoa e como profissional. Principalmente, reforço a importância da representatividade feminina em cargos de liderança. Não precisamos ter medo, somos capazes e vamos ter uma trajetória maravilhosa.”

Sarah Camargo Tonin

Diretora de Marketing – 2019

“Eu vi na Konvex  a oportunidade de trabalhar cada vez mais e me potencializar para o mercado de trabalho. Na metade de 2020 eu entrei na área de expansão da FEJESC e, junto ao futuro dos núcleos da FEJESC, nós desenvolvemos a fundação do Núcleo Vale Boreal, focado em desenvolver empresas juniores na região norte do Vale do Itajaí.  No processo eleitoral, eu me tornei presidente executiva do núcleo e em 2021 fui responsável pela área de relacionamentos e expansão do mesmo. Hoje eu trabalho na equipe de conexões, projetos e inovação no Ágora Tech Park, e tenho certeza de que não estaria onde estou hoje se não fosse pelo Movimento Empresa Júnior.”

Categorias: Institucional

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *